quarta-feira, 11 de setembro de 2013

INFLUÊNCIA DO GÊNERO NO HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (GH), INSULINA-LIKE GROWTH FACTOR-I (IGF-I) E SUA LIGAÇÃO ÀS PROTEÍNAS-3 (IGFBP3) DURANTE O ENVELHECIMENTO; ENDOCRINOLOGISTAS – NEUROENDOCRINOLOGISTAS – DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA V. CAIO.

As concentrações séricas de insulina como fatores-I (IGF-I) Fator de crescimento semelhante à insulina tipo I IGF-I é uma proteína de fator de crescimento que atua regulando o crescimento das células musculares em conjunto com a miostatina. O crescimento muscular é estimulado pelo fator IGF-I e limitado pela miostatina. A partir desses conhecimentos é possível modular o crescimento muscular por meio de vários procedimentos, como, por exemplo: introduzindo-se nas células musculares novas cópias do gene do fator IGF-I, utilizando técnicas aplicadas na terapia gênica, fator de crescimento insulina-like growth binding protein-3 (IGFBP-3) este gene é um membro da insulin-like growth factor binding protein (IGFBP) familiar e codifica uma proteína com um domínio de IGFBP e tireoglobulina tipo I domínio. A proteína forma um complexo ternário com a insulina-like growth factor subunidade ácido-lábil (IGFALS) e ou insulin-like growth factor (IGF) I ou II, esta última só é encontrada intra útero (IGF-II) e é uma das responsáveis pelo desenvolvimento fetal junto com o hormônio de crescimento (GH), estão relacionados com a composição corporal, essas três substâncias praticamente são acompanhadas entre si, pois cada uma delas tem uma função específica e contígua em alguns casos sequenciais, a ponto de não terem sequência caso não obtiverem uma ligação adequada, esta função interfere em diversas situações orgânicas que principiam na fase neonatal, crianças, infanto-juvenil, pré-adolescência, adolescência, adulto e envelhecimento; tais funções do metabolismo, percorre o caminho de uma vida e são influenciadas pelo processo de evolução para o envelhecimento. 
A finalidade deste estudo foi investigar a influência do gênero (masculino/feminino) nas concentrações séricas de IGF-I, IGFBP-3 e GH em indivíduos de meia idade e idosos. Entretanto, pode ocorrer uma variante frequente caracterizada pelo gênero, que cria um problema orgânico, metabólico na mulher; esta sutileza em geral antecipa o envelhecimento principalmente na mulher quando há deficiência de GH (envelhecimento precoce), antecipando as características do idoso de forma significativa. Este fato vem apenas comprovar que a mulher leva uma desvantagem por padecer naturalmente deste problema devido ao gênero, concentrações séricas de insulina como fatores-I (IGF-I), fator de crescimento insulina-like growth binding protein-3 (IGFBP-3) e do hormônio de crescimento (GH), estão relacionados com a composição corporal, função e metabolismo, e são influenciadas pelo processo de envelhecimento. A influência do gênero nas concentrações séricas de IGF-I, IGFBP-3 e GH em indivíduos de meia idade e idosos são muito evidentes, e diversos trabalhos científicos só vêm confirmar o fato. Pesquisas científicas recentes avaliaram sessenta voluntários saudáveis ​​(35 homens, 25 mulheres, de 36-70 anos) foram divididos em grupos <ou = 50 anos e> 50 anos, com base no sexo. Mulheres> 50 anos foram as pós-menopausa. IGF-I, IGFBP-3, e de GH foram determinados por ensaio imunológico. A influência do envelhecimento sobre as concentrações séricas de IGF-I é mais notável em mulheres do que em homens. A menopausa causa redução do IGF-I/IGFBP-3 relações molares. 
As mulheres têm a tendência de hipoatividade progressiva de GH-hormônio de crescimento para estimular as secreções de IGF-I e IGFBP-3 com a idade. A menopausa não ocorre sozinha, assim como a somatopausa que têm as características pesquisadas acima, mas em caso de necessidade, quando ocorre o comprometimento do metabolismo humano, é sugerida a sua compensação.


Dr. João Santos Caio Jr.

Endocrinologia – Neuroendocrinologista

CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Fator de crescimento semelhante à insulina tipo I IGF-I é uma proteína de fator de crescimento que atua regulando o crescimento das células musculares em conjunto com a miostatina...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

2.. Entretanto, pode ocorrer uma variante frequente caracterizada pelo gênero, que cria um problema orgânico, metabólico na mulher..
http://metabolicasindrome.blogspot.com

3. As mulheres têm a tendência de hipoatividade progressiva de GH-hormônio de crescimento para estimular as secreções de IGF-I e IGFBP-3 com a idade. A menopausa não ocorre sozinha, assim como a somatopausa que têm as características pesquisadas acima...
http://colesteroltriglicerides.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Prof. Dr. João Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo, Brasil; Zapf J, Schmid C, Froesch ER. Propriedades biológicas e imunológicas de insulin-like fatores de crescimento (IGF) I e II. Clin Endocrinol Metab, 1984, 13:3-30;Jones JI, Clemmons DR. Insulin-like fatores de crescimento e suas proteínas de ligação: ações biológicas. Endocr Rev 1995; 16:3-34; Rosen CJ. Insulin-like Serum fatores de crescimento e proteínas do fator de crescimento de ligação insulin-like: implicações clínicas. Clin Chem 1999; 45:1384-1390; Van Dam PS, Aleman A. Insulin-like growth factor-I, cognição e envelhecimento do cérebro. Eur J Pharmacol 2004; 490:87-95; Sonntag WE, Ramsey M, Carter CS. A hormona do crescimento e insulina-like growth factor-1 (IGF-1) e a sua influência sobre o envelhecimento cognitivo. Envelhecimento Res Rev 2005; 4:195-212;Aberg ND, Brywe KG, Isgaard J. Aspectos do hormônio do crescimento e insulin-like growth factor-I relacionado a neuroproteção, regeneração e plasticidade funcional no cérebro adulto. ScientificWorldJournal 2006; 6:53-80; Fernandez S, Fernandez AM, Lopez-Lopez C, Torres-Aleman I. papéis emergentes de insulin-like growth factor-I no cérebro adulto. Crescimento Horm IGF Res 2007; 17:89-95; Trejo JL, Piriz J, Llorens-Martin MV, Fernandez AM, Bolos M, LeRoith D, et al. Ações centrais do fator de fígado derivada crescimento semelhante à insulina I subjacente seus efeitos pró-cognitivos. Mol Psychiatry 2007; 12:1118-1128.
Contato
Fones: 55 11 2371-3337 - 5572-4848 ou 98197-4706
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj. 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mail: vanderhaagenbrasil@gmail.com 

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
http://drcaiojr.site.med.br
http://dracaio.site.med.br